Grupos de doação e troca crescem na Alemanha e no Brasil

Você já pensou que tem coisas demais e o que melhor seria doá-las? Na Alemanha, é cada vez mais comum encontrar pessoas que além de pensarem resolveram realmente doar tudo que não usa. Muitos são membros de comunidades como a Free Your Stuff (FYS, literalmente: “liberte as suas coisas”) que, acrescido com o nome da cidade onde a oferta é feita, reúne cada vez mais pessoas em todo o mundo.

Em Berlim, o grupo já conta com mais de 19 mil membros. É comum encontrar posts com ofertas  de quase tudo, desde televisores, geladeiras, camas, sofás, celulares, leitores de e-book até pianos.

Reprodução/Facebook

Há grupos como esse também em Nova Iorque e Barcelona. Em São Paulo, os membros desse grupo específico onde a ideia é somente doar, os membros não chegam a 9 mil e no Rio de Janeiro não passa de 6120.

O que faz sucesso também na Alemanha são comunidades de trocas de coisas como o Change your Stuff (Troque suas coisas), onde é possível comprar utensílios de cozinha a preços mais baratos. Esse tipo de grupo já é mais conhecido no Brasil. A comunidade no Facebook “Escambo” conta com mais de 15 mil membros.

Lá é possível comprar tvs, tênis, modens, cafeiras, guarda-roupas e uma infinidade de coisas para todos os gostos.