Caminhão cruza o Brasil ensinando ‘internet das coisas’
Foi anunciada no mês passado a segunda fase do projeto Hackatruck, um “caminhão tecnológico“ que voltará às estradas para ensinar gratuitamente “internet das coisas“ a estudantes. O nome é derivado das palavras em inglês “hack” (hackathon) e “truck” (caminhão).
Em operação desde 2014, o veículo desenvolvido pela IBM Brasil é um grande laboratório intinerante que possui uma sala de aula interativa. As informações são de Mauro Segura, diretor de marketing da empresa, e foram divulgadas no LinkedIn. O projeto oferece um curso de programação de seis semanas, teórico e prático, em todos os locais do país por onde passa.
O caminhão tem 70 m² e abre suas laterais para dar espaço a cadeiras, mesas, TVs, computadores, tablets, uma impressora 3D, uma lousa inteligente e retroprojetores. Além disso, há janelas que mudam de cor e se transformam em telas internas e externas.
- BlaBlaCar comemora 9 anos no Brasil com mais de 2 mil e 500 passagens de ônibus por menos de R$ 1
- Sesi-SP abre inscrições para curso gratuito de robótica
- Santo André recebe festival de cinema com mais de 150 filmes nacionais
- UFRGS abre vagas em 6 cursos de inglês gratuitos
Entre setembro de 2014 e dezembro de 2017, mais de 48 mil quilômetros foram percorridos, além de dez universidades em todas as regiões do Brasil. Aproximadamente 4.000 estudantes assistiram às aulas e workshops.
Segundo os gestores do projeto, o caminhão é um espaço onde os alunos podem desenvolver protótipos. Eles serão desafiados a criar projetos de saúde, educação, indústria 4.0, varejo, segurança, mobilidade urbana e sustentabilidade.
A rota dessa edição inclui 15 universidades, mas pode sofrer alterações. As aulas abordam linguagem de programação Swift para iOS e metodologias avançadas de desenvolvimento. Também serão realizadas palestras sobre inteligência artificial, computação quântica, blockchain e carreiras em tecnologia da informação.
Os interessados em participar deverão completar um curso de ensino a distância disponível no site do projeto. Os alunos com as melhores pontuações serão selecionados para as aulas presenciais no caminhão-escola. Saiba mais aqui. As inscrições podem ser feitas por meio deste link.
Veja mais informações no LinkedIn