Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova

Quem Inova

Homem com Down aprende libras para ‘falar’ com esposa surda

O auxiliar de limpeza Israel Afonso Lima, de 35 anos, morador de Luziânia, em Goiás, tem síndrome de Down e resolveu estudar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para se comunicar com a esposa, a dona de casa Eliene Afonso Brito, de 36 anos, que é surda e muda.

Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Foto: Reprodução/TV Anhanguera

O casal se conheceu há mais de três anos, durante as aulas em uma escola da cidade. No início, eles se comunicavam por gestos e mímicas, pois ele não sabia a linguagem de sinais. Quando decidiu pedir Eliene em namoro, teve que conversar bastante com seus pais para eles liberarem a relação.

Depois de algum tempo de namoro, Israel e Eliene se casaram e tiveram uma filha, que já tem dois anos. A pequena menina não nasceu com Down e problemas de audição, e aprende a linguagem de sinais para se comunicar com a mãe.

Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Em entrevista ao site G1, o auxiliar de limpeza conta que começou a fazer aulas de Libras após o casamento. De acordo com o site, sua professora de linguagem de sinais, Maria Sirlene Ribeiro, diz que a dedicação de Israel é um exemplo para todos aqueles que são casados com surdos.

Via Movimento Down