Homem paralítico testa prótese de mão que permite ‘sentir’

Um norte-americano de 28 anos, paralítico há mais de uma década, se tornou a primeira pessoa a ser capaz de ‘sentir’ sensações físicas depois de testar uma prótese de mão diretamente ligada ao seu cérebro. O dispositivo faz parte do programa programa Revolutionizing Prosthetics (Revolucionando Próteses) da agência americana governamental DARPA.

A fase de testes envolveu a colocação de matrizes de eletrodos no córtex- região do cérebro responsável pela identificação de sensações táteis. Também foram colocados matrizes de eletrodos no córtex motor do voluntário, a parte do cérebro que dirige os movimentos do corpo.

Nos primeiros testes, Nathan foi capaz de relatar com quase 100% de precisão qual dedo mecânico estava sendo tocado

No vídeo divulgado pelo órgão, um dos especialistas explica que os fios elétricos ligaram as matrizes sobre o córtex a uma mão mecânica desenvolvida por um laboratório da Universidade Johns Hopkins.

A tecnologia deu ao voluntário Nathan, que teve a identidade não revelada para proteger sua privacidade, a capacidade de controlar os movimentos da mão com seus pensamentos. O norte-americano também passou a ter tato na mão.

Para provar a efetividade do dispositivo, o voluntário teve os seus olhos vendados.