Hospital e Samu-SP se juntam para recolher doações de leite materno

Em São Paulo, o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e a maternidade Vila Nova Cachoeirinha,na zona norte, tentam aumentar o número de doações de leites maternos. Os leites serão encaminhados às maternidades que possuem bancos de leite, onde deverá ser pasteurizado e repassado aos bebês prematuros que estão na UTI.

As ambulâncias disponibilizadas pelo Samu devem ir até a casa de cada voluntária que se cadastrou no programa para buscar o leite materno puro. O material necessário para higienização é distribuído pelo hospital, que também ensina como o leite deve ser retirado.

Líquido deverá ser pasteurizado e repassado aos bebês prematuros que estão na UTI (Foto: RuslanDashinsky/iStock)

Neste ano, o Ministério da Saúde lançou uma campanha com o objetivo de aumentar essas doações devido à demanda que cresce cada vez mais –apenas 60% dela consegue ser suprida pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

De acordo com Agenor Freitas, coordenador do Banco de Leite da maternidade Vila Nova Cachoeirinha, as doações correspondem a apenas 33% do necessário. Quem tiver interesse em doar, basta ligar para o número: (11) 3986-1011. Para saber onde há um banco de leite próximo, acesse o site da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.

Via CMais