IBM e UFG lançam projeto para fabricação de antiviral contra zika

19/05/2016 00:00 / Atualizado em 02/05/2019 19:58

A IBM e a UFG (Universidade Federal de Goiás) lançaram nesta quinta-feira (19) um mega estudo com objetivo de desenvolver novas substâncias que possam se tornar medicamento antiviral para combater o vírus zika.

Batizada de OpenZika, a ação faz parte do World Community Grid, iniciativa social da IBM que colabora no avanço de pesquisas científicas.

Representação do vírus zika
Representação do vírus zika

Qualquer pessoa pode participar do projeto. Os voluntários não precisam fornecer tempo, especialidade ou dinheiro. Basta instalar um aplicativo no celular ou no computador, independente do sistema operacional –Windows, Mac, Linux ou dispositivo móvel Android.

Segundo a coordenadora da pesquisa, Carolina Horta Andrade, da UFG, será feita uma triagem das substâncias. Inicialmente serão analisados 20 milhões de compostos, podendo chegar no futuro a 90 milhões. O procedimento será para identificar qual a mais eficaz para ser desenvolvida e futuramente ser transformada em um antiviral.

Após a fase de triagem computacional, será feita uma análise in vitro para fazer os experimentos de forma mais aprofundada das sustâncias.

Clique aqui e saiba como se tornar um volutário.