Ícone de Londres, o ônibus de dois andares será elétrico
A poluição atmosférica é um dos principais desafios das grandes metrópoles, porque além de contribuir com o agravamento das mudanças climáticas, representa ao mesmo tempo um problema de saúde pública. Nesse sentido, nem mesmo cidades desenvolvidas, como Londres, estão imunes. Em abril de 2014, o premiê David Cameron teve de cancelar sua corrida matinal por conta de fatores meteorológicos desfavoráveis.
Para contribuir com a melhoria da qualidade do ar na capital inglesa, as primeiras edições elétricas dos ônibus double-deck, que têm um segundo andar para acomodar passageiros, começarão a circular pelas ruas de Londres. Os veículos foram projetados para que sejam silenciosos ao percorrerem 290 km com uma única carga. Quando voltarem para a garagem, ao fim do dia, os ônibus serão conectados a uma central de energia para que sejam recarregados.
Cinco unidades dos ônibus double-deck irão realizar o percurso entre Wilesden e Tussell Square em abril. Esses veículos irão ajudar a reduzir o ritmo de emissão de poluentes ao custo de 500.000 dólares cada. Mais unidades chegarão à cidade nos próximos meses.
- ‘Low cost’ dos ônibus amplia operações para Curitiba
- ‘Low cost’ de ônibus inicia operação SP-BH com passagens a R$ 29,90
- Fãs fazem viagem à história dos Beatles em passeio por Londres
- Restaurante em ônibus de dois andares faz delicioso tour por Londres
“O motivo principal para esses ônibus é a qualidade do ar. Sabemos que ela não é boa como deveria ser em Londres. Os ônibus representam grande parte dos veículos nas ruas e cortar suas emissões de poluentes fará uma frande diferença na qualidade do ar da cidade”, afirmou Leon Daniels, diretor de transportes de Londres, de acordo com o portal Gizmodo.
Via Portal EcoD