Idoso devolve livro à escola depois de 65 anos

03/02/2015 00:00 / Atualizado em 06/05/2020 18:37

Arrumando suas gavetas, Jay Tidmarsh, 82 anos, encontrou algo que não via havia 65 anos: um livro que pegara emprestado na biblioteca da escola.

Ele não se lembrava do empréstimo. Só se deu conta quando viu o carimbo de sua antiga escola, a Taunton School, na primeira página do livro.

“Eu fiquei chocado ao ler ‘Propriedade da Taunton School’ impresso [na parte interna da obra]. Pensei que eu deveria fazer uma coisa decente e devolver o livro _pagando a multa”, disse ele ao jornal britânico “Guardian”.

Ele e a mulher, Lady Virginia, viajaram para devolver o livro e entregar o valor de 1.500 libras (o equivalente a R$ 6.075) pelo tempo em que permaneceu com a obra. Foram recepcionados com um almoço, já que ele é um dos apoiadores da escola.

“Inspirado pelas ações de Sir Jay, anuncio anistia para todos os outros ex-alunos que abrigam os livros da biblioteca da Taunton School nas prateleiras em casa. Sei que eu sou um deles. Ao fazê-lo, podemos levantar mais fundos para desenvolver a biblioteca”, disse Neil Longstreet, diretor da Fundação Taunton School.

O livro esquecido por Jay é “Ashenden”, uma coletânea de histórias sobre um espião britânico durante a Primeira Guerra Mundial. Foi escrito por W. Somerset Maugham, autor de obras como “O Fio da Navalha” e “Servidão Humana”.

Por QSocial

*Este texto faz parte do projeto Geração Experiência, que tem como objetivo mostrar histórias de pessoas com mais de 60 anos que são inspiração para outras de qualquer idade.