Índios da Amazônia recebem cartilha com informações sobre Aids

24/08/2015 00:00 / Atualizado em 02/05/2019 19:45

A Unesco no Brasil e a Unaids (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV/Aids), em parceria com o Ministério da Saúde e a Fundação Nacional do Índio (Funai), elaboraram a cartilha “Falando sobre Prevenção às DST/Aids e Hepatites Virais – Kanamari” aos índios residentes do Vale do Javari, no Amazonas, região junto à fronteira do Brasil com a Colômbia e o Peru.

Material mostra como se prevenir, fala sobre o diagnóstico e como tratar doenças (Foto: Reprodução/Unesco)
Material mostra como se prevenir, fala sobre o diagnóstico e como tratar doenças (Foto: Reprodução/Unesco)

Voltado aos profissionais da educação e saúde que cuidam dos índios, o material foi desenvolvido em língua indígena. Traduzido para o português e adaptado à realidade dos povos indígenas, o material apresenta de maneira didática informações sobre como se prevenir de doenças sexualmente transmissíveis,.

As mesmas organizações desenvolveram também uma espécie de série que possui três volumes da cartilha, que foi enviada aos índios matis, mayoruna (matsés) e marubo.

A edição levada aos índios Kanamari também recebe a publicação “Plano de prevenção Kanamari”, desenvolvida pelos próprios indígenas, moradores da região, que apresenta recomendações como “não beber nem levar bebida alcoólica para a aldeia” e “respeitar, resguardar e não transar quando bebe Ramih”, uma bebida típica do povo.

Via CMais