Iniciativa ensina desenvolvimento de apps para meninas

“As mulheres são as maiores consumidoras de tecnologia, mas não participam de sua criação”. A afirmação está no site do Technovation, considerado uma das maiores competições do mundo para meninas com ênfase em tecnologia.

Para estimular o envolvimento de garotas do Ensino Fundamental e Médio nessa área, a iniciativa, criada pela ONG americana Iridescent lançou um programa online e gratuito onde as participantes trabalham na programação e desenvolvimento da estratégia de negócios de um aplicativo que solucione um problema real durante 12 semanas.

Com a ajuda de um facilitador, as meninas aprendem a identificar um problema real em sua comunidade, programar um aplicativo e desenvolver e apresentar um plano de negócios. No final, as vencedoras ganham uma viagem para o Vale do Silício onde apresentaram seus aplicativos para investidores mundiais e ainda concorrem ao prêmio de U$ 10 mil, além de suporte para finalizar e lançar o aplicativo no mercado.

O programa foi lançado pela primeira vez em 2013 e contou com a participação de mais 600 meninas de países como Índia, China, Indonésia, Inglaterra, Ucrânia, Gana, Nigéria e Brasil.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.technovationchallenge.org/brasil