Iniciativa em Taubaté (SP) tem como objetivo esterilizar animais

18/09/2017 00:00 / Atualizado em 02/05/2019 20:14

Uma campanha em um site de financiamento coletivo tem como meta arrecadar fundos para esterilizar animais em Taubaté, no interior de São Paulo. A ação acontece até o próximo dia 24.

O objetivo do projeto CastrAmor é angariar R$ 15 mil para contratar serviços de castração e adquirir 200 doses de vacinas e 500 de vermífugo.

Iniciativa em Taubaté (SP) visa a castrar animais
Iniciativa em Taubaté (SP) visa a castrar animais

O valor arrecadado deverá ser utilizado para procedimento cirúrgico de esterilização na proporção de 50% para caninos e 50% para felinos. Os animais castrados serão vacinados e receberão uma dose de vermífugo. Os medicamentos que não forem utilizados devem ser doados ao Centro de Controle de Zoonoses de Taubaté.

A ação obedecerá a seguinte ordem: fêmeas na rua, machos na rua, animais em posse de ONGs e animais de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Iniciativa em Taubaté (SP) visa a castrar animais
Iniciativa em Taubaté (SP) visa a castrar animais

Segundo a campanha, a contratação do serviço será feita mediante apresentação de orçamentos oferecidos por clínicas veterinárias devidamente registradas no Conselho Regional de Medicina Veterinária –quem oferecer o melhor preço será contemplado e deverá prestar contas.

As vacinas e os medicamentos deverão ser adquiridos da mesma forma, a partir de orçamentos oferecidos por laboratórios autorizados.

Motivação da campanha

De acordo com os organizadores, “somente através do controle populacional e da prevenção de doenças poderemos oferecer qualidade de vida aos animais de rua e aos pertencentes à famílias carentes”.

Ainda de acordo com a página, o modelo CED  (Capturar, Esterilizar e Devolver) será usado no caso dos animais de rua. A ação também prevê a recuperação após a cirurgia e a devolução do animal para seu território de origem.

“Em Taubaté vigora a Lei do Animal Comunitário e os moradores são orientados constantemente a cuidar dos animais que vivem nas proximidades”, diz a página, que afirma, ainda, que mais de 40 mil animais vivem nas ruas da cidade. “Sem castração, conscientização e respaldo por parte do poder público, que não consegue atender a demanda através do Centro de Controle de Zoonoses, esse número aumenta a cada dia.”