Instituto em SP propõe ruptura com métodos tradicionais de ensino
Uma organização localizada em São José dos Campos (interior de São Paulo) aposta em um conceito diferente de ensino –um modelo adaptativo de aprendizado.
O Instituto Alpha Lumen propõe a ruptura com os métodos tradicionais de educação para estabelecer conexão entre diversos campos de estudo. A ideia da instituição é reconstruir a realidade escolar por meio dos objetivos e das aptidões dos alunos, focando em seus talentos e interesses.
Além da estrutura para os ensinos fundamental e médio, o instituto atua diretamente nas escolas públicas com cursos complementares, preparatórios para o Enem e Olimpíadas Científicas, além de palestras e oficinas voltadas a professores e estudantes.
- Instituto PROA abre 7 mil vagas em curso gratuito em SP
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- Instituto ligado ao Senai tem estágio com bolsas de até R$ 2 mil
- Publicação desmistifica Paulo Freire e seus métodos educacionais
Para a fundadora da entidade, Nuricel Aguilera, não é impossível destacar mentes brilhantes em um sistema educacional, segundo ela, deficiente –no caso, o ensino público brasileiro.
Os projetos desenvolvidos por alunos, mentores e professores englobam áreas como cinema, programação de computadores e robótica. De acordo com o instituto, muitos alunos de 16 e 17 anos já saem da escola com os produtos que desenvolveram inseridos no mercado.
Ainda segundo o Alpha Lumen, os estudantes envolvidos em seu método de ensino mantêm altas taxas de aprovação em universidades e instituições e são aceitos em instituições internacionais como Harvard, Stanford, Princeton, MIT e Saint Petersburg University.