Israel terá 1º sistema de ‘táxi voador’ do mundo

09/11/2015 00:00 / Atualizado em 07/05/2020 01:04

A fabricante israelense de produtos aeroespaciais e aeronáuticos IAI fechou uma parceria com empresa californiana SkyTran para implementar o primeiro sistema de táxi por levitação magnética do mundo.

O projeto-piloto deverá entrar em operação na cidade de Tel Aviv até o fim de 2016. O SkyTran emprega pequenos veículos em forma de cápsulas, para quatro passageiros, e não necessita de condutor, pois o movimento é automatizado.

Os veículos circularão a 100 km/h e os monotrilhos ficarão a seis metros acima das ruas, com paradas de embarque a cada 400 metros. Ao aproximar-se de uma estação, o táxi passará por uma plataforma secundária, sem interromper o tráfego. No projeto inicial, cada cápsula é alimentada com energia elétrica. Posteriormente, será equipada com painéis solares.

Os designers asseguram que os passageiros poderão pedir o táxi por meio da internet ou de um aplicativo de celular, o preço da passagem será mais barato que o de um táxi convencional e que, com a implantação de painéis solares, ele se tornará o meio de transporte mais ecológico do mundo.

Segundo os responsáveis, os sistemas de transportes subterrâneos podem custar entre US$ 100 milhões/km, enquanto que o SkyTran custa cerca de US$ 8 milhões/km.