Italiano cria sistema para levar água potável a regiões carentes

Dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) revelam que aproximadamente dois bilhões de pessoas não têm acesso à água potável e que em 2025 serão quatro bilhões de pessoas. Como solução para este problema, o arquiteto italiano Arturo Vittori criou a Warka Water, uma torre que capta o vapor de água atmosférico e o transforma em água limpa para o consumo.

Com um sistema simples, os materiais utilizados para a construção do esqueleto da torre são bambus ou talos de juncus. Dentro elas são forradas com uma malha de plástico. As fibras de nylon e polipropileno ajudam a captar as gotículas do orvalho, e quando a água escorre ela é encaminhada a uma bacia instalada na parte de baixo da torre.

A torre mede 195 quilos e tem oito metros de altura

Cada um dos captadores de água custa , em média, US$ 550 (R$ 1.348) e precisa de apenas uma semana e quatro pessoas para ser construído com materiais disponíveis localmente. O Warka Water pesa 195 quilos e tem oito metros de altura.

Vittori espera construir os dois primeiros equipamentos na Etiópia até 2015 e busca parceiros para levar a ideia para outras áreas necessitadas.