Cineasta James Cameron inaugura primeira escola vegana dos EUA

02/03/2015 00:00 / Atualizado em 04/05/2020 16:56

O cineasta canadense James Cameron, 60, é um dos diretores de cinema mais importantes atualmente. Mas seu reconhecimento vai além das telonas. O diretor é ligado às causas ambientais, tanto que ele e sua mulher são responsáveis pela criação da primeira escola vegana dos Estados Unidos, chamada MUSE.

Foto: Reprodução/Facebook MUSE
Foto: Reprodução/Facebook MUSE

A ideia do casal surgiu como uma necessidade na educação dos próprios filhos. Há alguns anos, quando matricularam as crianças em uma escola “ambiental”, James e Suzy Amis Cameron não ficaram satisfeitos com a alimentação do colégio, com muitos itens industrializados e pouco saudáveis.

No site da instituição, Suzy explica que o projeto começou em 2005, enquanto seu marido dirigia o filme “Avatar”. Na época, ela e a irmã procuravam formas de criar uma escola com uma filosofia ligada ao desenvolvimento humano, social, cultural e ambiental das crianças. Logo após um ano, o colégio foi aberto, com apenas 11 alunos. Hoje, a unidade localizada na Califórnia, destinada apenas ao ensino fundamental, já tem 150 estudantes.

Foto: Reprodução/Facebook MUSE
Foto: Reprodução/Facebook MUSE

Na escola, a maior parte dos alimentos consumidos pelos alunos é produzida por eles mesmos em uma área destinada ao plantio orgânico. As comidas que sobram são vendidas pelas crianças à comunidade local. Nesse processo, os professores aproveitam para ensinar valores essenciais, como os cuidados com o meio ambiente e noções básicas de economia e negócios.

A filosofia da MUSE é tornar a escola um lugar acolhedor, no qual os estudantes têm oportunidade de explorar, refletir, ter experiências interculturais, praticar a liderança e se preparar para desafios futuros.

Veja mais imagens:

Via CicloVivo