Japoneses criam vaso de planta que se rega sozinho
Por Cristina Luckner, da eduK
Japoneses são mestres em inventar produtos cheios de criatividade e praticidade. Por exemplo, desenvolveram esses bichinhos fofos, feitos em cerâmica, que carregam nas costas uma pequena plantinha.
Graças à ação de capilaridade, você não precisa se lembrar de regá-las. São os animaizinhos que ficam responsáveis por essa tarefa, basta você pendurá-los com canudo dentro de um copo de água. Interessante e sem dúvida, muito curioso. Mas, cultivar um jardim ou até uma hortinha em casa, faz bem. E sim, regar as plantas faz parte desse processo, de cuidar e ser cuidado.
- 5 plantas que afastam as baratas de sua casa e como cuidar delas
- Sesc São Caetano anuncia uma programação especial para as férias
- Rota incrível explora vulcões ativos em Hokkaido, no Japão
- Guia Toddynho: 7 restaurantes em SP com experiências lúdicas para você curtir em família
O processo de troca que envolve tomar conta desse cantinho verde, pode ser encarado como um verdadeiro momento de meditação. “E a planta responde com cuidado e alimentos fresco”, diz Leticia Momesso, criadora do projeto Peperômia Urbana – jardins que fazem bem e cabem em qualquer lugar.
Leticia garante que ter uma horta em casa é possível, inclusive para quem vive, como os japoneses, em pequenos espaços. E ela está falando sério, pois ensina a cultivar plantas até em casca de ovo! Quer dizer, não é só o panda que carrega uma mini-horta por aí. Você também pode.
Então, faça como o panda, o coelho, o gato e o porquinho japoneses, e comece já a cultivar um pequeno jardim na sua casa. A Leticia, que é formada em jardinagem e paisagismo, e ministra oficinas de horta, bem como oficinas de jardins em conserva, em que mistura jardinagem e meditação, assegura que é bem fácil. Ela juntou todas as dicas, incluindo as de como utilizar suportes originais e inusitados, objetos que ninguém pensou que poderiam servir para cultivar um pequeno jardim, num curso on-line de horta em pequenos espaços bem bacana, que você pode fazer de graça ao se inscrever no Natal da Educação.
Nesse caso, você terá de regar suas próprias plantas, mas o esforço será compensador.