Jogo para celular rejuvenesce olhos em 8,6 anos
O envelhecimento pode vir com coisas maravilhosas, como uma recém-descoberta compreensão de prioridades e uma profunda autoconsciência, mas ficar mais velho também traz alguns inconvenientes, como a necessidade de óculos de leitura.
No entanto –e você pode querer colocar os seus óculos de leitura para isso– um simples aplicativo diz ser capaz de voltar no tempo em aproximadamente nove anos para os seus olhos.
- Uvas ajudam a preservar memória e saúde do coração
- 5 hábitos eficazes para manter a forma com o passar dos anos
- 5 apps para aprender a fazer currículo
- 10 sintomas iniciais de Alzheimer para reconhecer em amigos e familiares
Chamado de GlassesOff promete ajudar pessoas com idade entre 40 a 60 anos a melhorar sua visão, jogando um jogo simples apenas algumas vezes por semana.
O app é baseado em uma pesquisa da Universidade de Tel Aviv que mostra que a presbiopia (literalmente, “olhos envelhecidos”) não é causada pelo turvamento da visão, como se pensava anteriormente, mas pelo tempo prolongado do processamento de imagens pelo cérebro.
Com o resultado em mãos, a startup israelense GlassesOff começou a desenvolver um jogo que pode treinar o cérebro para evitar a presbiopia.
O jogo é simples; depois de passar por um diagnóstico inicial para determinar quais tipos de problemas de visão precisam ser enfrentados, o app formula um regime de treinamento personalizado.
Ao praticar regularmente três dias por semana, por 12-15 minutos, pessoas de 40 a 60 anos são apresentadas ao Gabor cinza. Ao longo de um período de dois a três meses, o usuário trabalha para simular o córtex visual no cérebro através da memorização da colocação dos patches Gabor e da eliminação da confusão visual que geralmente justificam os óculos de leitura.
Depois de cada sessão, o GlassesOff dá ao usuário um feedback sobre como a sua visão melhorou, incluindo tabelas e planilhas, que (para os corajosos) também pode ser compartilhada com amigos nas redes sociais.
O aplicativo está disponível para smartphones com sistema operacional iOS e Android –as versão são pagas.