Jornalista alemã passa um ano sem comprar nenhum produto

Em uma sociedade consumista, são raras as pessoas que conseguem ficar um longo tempo sem comprar roupas, cosméticos ou eletrônicos. Para vivenciar uma experiência inusitada, a jornalista alemã Greta Taubert, 30 anos, decidiu sair da sua zona de conforto em Leipzig, cidade próxima de Berlim, e viajar de carona até Barcelona, na Espanha, apenas com uma mochila e sem dinheiro no bolso.

Durante doze meses, Greta viveu apenas de escambo e da agricultura orgânica. A experiência foi tão radical, que ela chegou a fabricar produtos de higiene pessoal (xampu, desodorante e cremes dental e para o corpo) para consumo próprio.

Em entrevista ao site da revista alemã “Der Spiegel”, a jornalista conta que os alimentos eram obtidos a partir de hortas comunitárias, em que ela e outros 30 jardineiros dividiam nos arredores da casa onde ficou neste período.

Além dos legumes, Greta aprendeu a plantar batata, arroz, frutas e também teve que pescar e abater animais para consumir a carne.

A aventura, segundo ele, foi inspirada em seus antepassados, principalmente nas soluções de sobrevivência utilizadas durante o período de guerra e pós-guerra na Europa.

Os resultados desta viagem introspectiva foram 20 quilos a menos e um livro –“Apokalypse Jetzt!” (‘Apocalipse Now’, em alemão), título inspirado no clássico filme de Francis Ford Coppola, de 1979.

Greta acredita que a lição mais importante aprendida durante os doze meses foi a importância de viver em comunidade, onde a troca de conhecimentos é mútua e constante e um pode oferecer suporte ao outro.

Via Hypeness