Jovem americana paga faculdade vendendo artesanato online
Ingressar em uma boa universidade é o sonho de milhares de estudantes, mas, na maioria das vezes, o investimento financeiro acaba sendo maior que o orçamento disponível. Para resolver esse problema e arcar com as despesas do curso superior, a jovem americana LeiLei Secor, de 19 anos, abriu uma loja virtual de bijuterias, por meio da qual ela conseguiu arrecadar muito mais que os 40 mil dólares anuais necessários para o pagamento da universidade.
Nas vendas online, as bijuterias representam um dos segmentos mais procurados e lucrativos, sendo que o próprio cenário brasileiro conta com lojas (como esta) que disponibilizam extensa variedade de produtos a preços acessíveis. Nos últimos três anos, o e-commerce de LeiLei garantiu à jovem mais US$ 100 mil. Os anéis, pulseiras, brincos e colares são feitos pela própria estudante e vendidos por um preço médio das peças é de US$ 10.
“No verão de 2012, eu decidi transformar um dos meus passatempos favoritos em um negócio. Em 27 de julho, abri minha loja no Etsy para as joias artesanais. [O site] Designed by Lei fez com que eu me apaixonasse pela arte da joalheria e pelo espírito empreendedor”, afirma a jovem em seu site.
- 64 sites que oferecem cursos gratuitos online com certificado
- FGV oferece mais de 200 cursos gratuitos 100% online; veja como se inscrever
- Funtec abre vagas em 26 cursos gratuitos em Ribeirão Preto (SP)
- Funtec abre vagas em 26 cursos gratuitos de qualificação
Em 2014, os negócios online renderam à americana o prêmio de Jovem Empreendedora do Ano, concedido pela Federação Nacional de Negócios Independentes.
E-commerce no Brasil
O segmento de vendas online está em ascensão no país devido ao baixo custo para se abrir uma loja virtual em comparação com o capital necessário para iniciar um estabelecimento físico. Além disso, a abrangência do negócio é outro diferencial, já que é possível enviar um produto a qualquer parte do mundo.
Segundo o Webshoppers, relatório semestral que analisa a evolução do comércio eletrônico, os segmentos de moda e acessórios são responsáveis por grande parte das vendas online.
Atualmente, há um investimento pesado em ações online para conquistar novos clientes, trazendo maiores lucros e vendas às empresas que trabalham em parceria com o meio digital. O e-commerce brasileiro ainda está em um processo de amadurecimento, mas a tendência é de que cada vez mais lojas migrem para o meio virtual.