Jovem com paralisia cerebral vai escalar as Dolomitas, na Itália

Expedição será documentada em um filme chamado “Getúlio”

22/04/2019 00:00 / Atualizado em 02/05/2019 20:27

Diagnosticado com paralisia cerebral depois de sofrer uma parada respiratória ao nascer, o jovem Getúlio Felipe, 14 anos, está prestes a realizar o sonho de alcançar o topo de uma montanha.

Getúlio irá escalar o monte Marmolada, o ponto mais alto da cordilheira das Dolomitas, no norte da Itália, cujo cume alcança 3.343 metros.

 
 

A aventura começou na última quinta-feira (19) e deve durar entre cinco e oito dias. A expedição é liderada por Alessio Nardellotto, experiente montanhista italiano.

A expedição foi idealizada por Pedro McCardell, criador da plataforma de aventuras Lyfx, que propôs a ideia a Getúlio em 2015, depois de conhecê-lo durante um trabalho voluntário para uma instituição.

Pedro estava escalando uma montanha na Argentina quando enviou um vídeo ao amigo, o convidando para uma escalada. Getúlio simplesmente disse: “Quando? Eu tô dentro”.

O monte Marmolada, o ponto mais alto da cordilheira das Dolomitas, no norte da Itália
O monte Marmolada, o ponto mais alto da cordilheira das Dolomitas, no norte da Itália

A aventura será documentada em um filme chamado “Getúlio”, escrito, dirigido e produzido por Pedro McCardell. A dupla está planejando o filme há mais de 4 anos e agora irá produzir a última fase do material para o longa nas montanhas italianas.

“Quero apenas inspirar as pessoas, para que saibam que tudo é possível nessa vida”, diz Getúlio. “Quando eu era criança, me disseram que eu ficaria preso em uma cadeira de rodas. Aos sete anos eu dei meu primeiro passo e alguns anos depois, realizei o sonho de ser goleiro. Agora, aos 14, eu estou determinado a chegar ao topo de uma montanha”.

“A determinação, a humildade e a atitude positiva do Getúlio perante a vida são um exemplo de conduta que precisa ser compartilhado”, diz Pedro.

“Parte do meu plano para a Lyfx é tornar a vida ao ar livre acessível a todas as pessoas por isso me sinto muito honrado por ter a oportunidade de escalar com meu amigo”.

A aventura pode ser acompanhada pelo Instagram. , pelo perfil da @lyfx (www.instagram.com/lyfx).