Jovem de 14 anos desenvolve robôs inspirados em drosófilas
Diariamente, o Quem Inova está mostrando o talento de crianças e adolescentes que conceberam as invenções mais interessantes, úteis e curiosas pelo mundo. Agora é a vez de conhecer a história de Mihir Garimella, de Pittsburgh, nos Estados Unidos, que fez uma incrível invenção aos 14 anos –inspirada em drosófilas.
Garimella participou da quarta edição da feira Google Science Fair, evento em que 15 finalistas mundiais de 13 a 18 anos criam seus projetos na sede da gigante da tecnologia, na Califórnia, para que juízes e o público em geral vejam.
Os robôs inspirados em drosófilas criados por ele venceram em sua categoria por idade e também levaram o prêmio de informática.
- Saiba como resgatar a skin grátis de Snoop Dogg para o Natal do Fortnite
- Entenda relação entre o alho e a prevenção do câncer de intestino
- 4 motivos para colocar Arraial do Cabo na sua lista de viagem de verão
- Cristo Redentor ganha trilha com mirante 360º do Rio
Trata-se de um novo sistema de navegação para robôs. “No verão passado, minha família foi para a Índia e, quando voltamos, percebemos que nos esquecemos de jogar fora algumas bananas”, explicou Garimella. “Por isso, nossa casa estava cheia de moscas de frutas.”
Na tentativa de eliminar os insetos, ele percebeu quão rápido era o sistema visual da drosófila, apesar do tamanho reduzido de seu cérebro (tem apenas 100 mil neurônios, contra 100 bilhões dos humanos).
Usando sensores de distância com infravermelho, programação Arduino e um quadrotor –um robô voador com quatro hélices–, o jovem projetou uma pequena máquina voadora que pode decolar rapidamente em resposta a objetos que se aproximam de diferentes direções. As máquinas, diz ele, podem ajudar sobreviventes em zonas de desastre e poderiam navegar agilmente ao redor de obstáculos.
Com informações da Scientific American