Jovem paraense é aprovado em dez universidades dos EUA

O paraense Vinícius Xavier Garcia, de 19 anos, é detentor de uma marca para poucos: foi aprovado em dez universidades dos Estados Unidos ao mesmo tempo. Ex-aluno do Colégio Pedro II, escola referência na rede pública do Rio de Janeiro, o jovem sempre mostrou interesse pelos estudos.

Participou do modelo de simulação da ONU (Organização das Nações Unidas) na  escola de ensino médio e trabalhou como tutor de física, química e matemática. Conquistou prêmios em olimpíadas científicas de matemática, química e astronomia. Também gosta de música e natação.

Vinícius Garcia passou em dez universidades dos Estados Unidos

A vontade de viver a experiência de morar fora do país foi um dos motivos para buscar uma universidade norte-americana.

Vinícius está agora nos Estados Unidos, percorrendo as universidades onde foi aprovado para escolher em qual vai estudar.

Ele já visitou Duke, Wesleyan, Amherst College, Brown, Harvard, Yale e Stanford. Ainda faltam Minerva KGI, Middlebury College, Carleton College e Colby College.

Para ser aprovado nas universidades americanas, Vinícius participou do programa da  Fundação Estudar, que oferece gratuitamente preparação para jovens do ensino médio interessados em cursar uma graduação no exterior.

O universitário conheceu o projeto quando procurava informações sobre como estudar no exterior. Com apoio da fundação, conseguiu se preparar para o application, espécie de vestibular das universidades norte-americanas.

Antes de conquistar as vagas nas universidades dos Estados Unidos, Vinícius já tinha garantido cadeira em faculdades no Brasil.

Em 2014, o estudante fez o Enem e foi aprovado em engenharia química na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), mas decidiu não se matricular, pois estava indeciso sobre o curso. No segundo semestre de 2015, foi aprovado para o curso de relações internacionais, também na UFRJ e também não fez a matrícula.

No final do ano passado, foi aprovado em relações internacionais na PUC-Rio e em matemática aplicada na UFRJ. Optou pela última graduação.

Vinícius nasceu em Belém (PA) e que chegou ao Rio de Janeiro com 2 anos de idade.

Com informações da Agência Brasil