Jovem que ficou coma por meningite mostra fotos chocantes

A britânica Charlene Colechin, de 18 anos, ficou entre a vida e a morte por consequências de uma meningite. A jovem, que é cabelereira e mora na região de Chesterfield, no norte da Inglaterra, passou um mês internada e ficou nove dias em coma induzido e teve que amputar partes dos pés.

De acordo com a BBC, o quadro de saúde da jovem foi tão grave que seus órgãos ficaram fracos e pararam de funcionar, mas os médicos conseguiram ressuscitá-la.

Para alertar sobre os riscos da doença, Charlene decidiu publicar fotos de como ficou sua perna e pês nas redes sociais. As imagens são chocantes.

Ela diz se considerar uma pessoa de sorte por ter conseguido sobreviver, mas conta que as dores eram tão intensas que ela chegava a gritar.

O que é Meningite?

A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. Existem diversos tipos de meningite, e para cada um deles há causa e sintomas específicos.

A maioria dos casos de meningite é provocada por vírus ou bactérias, mas a doença também pode ser transmitida via fungos. Outros fatores também podem desencadear num quadro de meningite, como alergias a determinados medicamentos, alguns tipos de câncer e também inflamações.

Sintomas

Os primeiros sinais de meningite, quando manifestados, são facilmente confundidos com os sintomas típicos da gripe. Eles geralmente aparecem de algumas horas até dois dias após a infecção.

Os sintomas mais comuns da meningite são: febre alta repentina, forte dor de cabeça, pescoço rígido; vômitos, náusea, convulsões, sonolência, falta de apetite, rachaduras e presença de manchas vermelhas na pele.

No Brasil, a doença é considerada endêmica –casos são esperados em todas as épocas do ano, com a possibilidade de ocasionais surtos. Em 2013, foram mais de 18 mil ocorrências de seus diferentes tipos no país, que resultaram em mais de 1,7 mil mortes.

Com informações da BBC