Programa seleciona jovens empreendedores

Conhece algum jovem que tenha um projeto ligado a cultura, esportes ou tecnologia digital e que esteja precisando de ajuda para fortalecer a iniciativa? Esse impulso pode ser o Red Bull Amaphiko, uma espécie de academia para empreendedores sociais que dura um ano e meio e aceita inscrições de interessados até esta sexta (28).

O programa, que começou no ano passado na África do Sul e no Brasil, busca jovens “inquietos, que se cansaram de esperar por uma solução e estão fazendo a mudança agora, pensando e agindo pelo coletivo”, segundo os organizadores.

O projeto precisa estar em estágio inicial de desenvolvimento, e as inscrições podem ser feitas no site amaphiko.redbull.com/academy.

Serão selecionadas 15 pessoas, de todo o país, que vão receber  acompanhamento de especialistas em assuntos jurídicos, captação de recursos e comunicação, entre outros, além de fazer parte de uma rede global de transformadores e colaboradores.

Para Rubens Oliveira, 30, do Núcleo de Dança Pélagos, do Campo Limpo (zona sul de São Paulo), esses contatos são o ponto alto do Amaphiko. “O empreendedor geralmente trabalha sozinho, e a possibilidade de conhecer parceiros, de construir uma rede que trabalhe com você, aumenta a chance de tornar nossas iniciativas possíveis.”

O Pélagos, que promove a transformação do jovem da periferia por meio da dança, tem 5 anos. Desde que ingressou no programa, Rubens diz que muita coisa mudou. “Ele me deu perspectiva, foi como se eu trocasse a lente da câmera. Fez com que eu olhasse para a iniciativa de uma forma mais rica e ampla. Hoje posso sonhar, mas com mais ângulos, sonho com uma lente olho de peixe [lente de câmera fotográfica que oferece mais campo de visão].”

Por QSocial