Judoca Flavio Canto lança projeto focado na integração de classes
Objetivo é promover o desenvolvimento humano pelo esporte com integração social
O judô como ferramenta educacional na formação de crianças e jovens, unindo alunos de diferentes classes sociais. Essa é a proposta de um novo projeto capitaneado pelo judoca Flavio Canto.
A ação, em parceria com o empresário Luciano Gomide, tem como objetivo promover o desenvolvimento humano pelo esporte com integração social.
O foco será disseminar o programa Brasil afora escalando o conceito “One for One”, onde a cada escola privada que incluir a metodologia na sua grade curricular, um projeto social será contemplado com a mesma metodologia e duas vezes por ano, esses grupos se encontrarão para eventos de integração.
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Além disso, a startup traz um app em que os alunos poderão receber e trocar conteúdos entre eles, desde eventos até notícias de judô e esporte em geral.
A metodologia baseia-se em três etapas: Construir, Conquistar e Compartilhar (3Cs). Seis valores serão trabalhados de forma lúdica com os alunos: Coragem, Humildade, Honra, Disciplina, Ippon (excelência) e Jita Kyoei (solidariedade).
A cada seis meses, um deles é trabalhado de forma curricular na perspectiva dos 3Cs. “No final de cada ciclo, no momento de compartilhar o respectivo valor do semestre, promovemos um evento de integração entre alunos praticantes da metodologia construindo pontes entre escolas privadas e projetos sociais. Por isso, gosto de acreditar que estamos desenvolvendo mais que uma metodologia, e sim, um projeto de sociedade”, explica o medalhista olímpico.
Além do Instituto Reação, fundada por Flávio Canto e um grupo de amigos em 2003, a metodologia “O Caminho”, como é chamada, já está implementada em escolas particulares e tem planos de expansão para o próximo ano.
“Este ano estamos no Rio de janeiro e a ideia é a partir de 2020, irmos para outros estados, disseminando principalmente a nossa missão de integração de classes. Aliada com conceitos que vão além do judô e buscam formar um cidadão melhor”, comenta Luciano.
Escolas privadas, condomínios residenciais, academias e clubes esportivos estão no radar estratégico da startup como potenciais clientes. E a cada negociação fechada, um projeto social pelo Brasil será contemplado diretamente com a metodologia, disseminando os valores e este currículo sócio-emocional para o maior número de pessoas possível.