Junho Lilás alerta para a importância do teste do pezinho
O Dia Nacional do Teste do Pezinho foi celebrado nesta terça-feira (6) e integra a campanha Junho Lilás, lançada em todo o Brasil para chamar a atenção de pais e responsáveis para a importância deste teste.
O objetivo do exame é detectar doenças em recém-nascidos antes que os sintomas apareçam. Ele pode diagnosticar anemia falciforme, deficiência de biotionidase, fenilcetonúria, galactosemia, glicose 6-fosfato desidrogenase, hipotireoidismo congênito, hiperplasia congênita da supra-renal e toxoplasmose.
A coleta do sangue para análise é simples e feita no calcanhar do recém-nascido, das 48 horas após o parto até o quinto dia de vida do bebê. O procedimento tem sido fundamental nas ações preventivas e no tratamento dessas doenças.
- Primeiras horas do bebê: 7 pontos para entender o que acontece após o parto
- 7 pontos para entender o que acontece nas primeiras horas de vida do bebê
- Doença falciforme: SUS disponibiliza dois medicamentos para tratamento
- Hematúria é sinal que pode alertar para condição séria
O teste é gratuito e obrigatório por lei desde 1992. O exame foi feito pela primeira vez em 1976, pela Apae de São Paulo. A entidade é responsável pela maioria dos testes realizados no Estado por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), maternidades e hospitais privados.