Kit permite que crianças montem próprio computador

As crianças estão cada vez mais cedo no mundo da computação –e a startup inglesa Kano sabe disso. Para permitir que elas tenham acesso ao funcionamento de todo o equipamento, a empresa criou um kit para montá-lo.

O kit Kano, voltado a crianças de 6 a 14 anos, custa US$ 149,99 (o equivalente a R$ 359,75) vem com as peças de um computador –mas desmontado.

Um dos primeiros desafios é conectar tudo, o que não é uma barreira, já que o pacote vem com um livro de referência. Lá, tudo é explicado de maneira divertida.


O processador é um Raspberry Pi, com 512 Mb de memória RAM. O kit vem ainda com caixa de som e microfone, adesivos para personalizar o aparelho, teclado colorido, sistema wi-fi, entrada USB e cartões de memória. Há também entrada HDMI para conectar a monitor, que não vem incluso, ou TV.

Quando o computador está pronto, a criança pode se aventurar também na programação. Baseado em Linux, o sistema operacional Kano OS permite criar jogos, acessar a internet e compartilhar games e modificações.


Segundo o criador da empresa, Alex Klein, essa imersão das crianças no universo da tecnologia permite que elas aprendam melhor e mais rápido, já que têm controle sobre o equipamento e liberdade para experimentar e brincar.

Por QSocial