Lançado hoje, Dia de Doar aceita inscrições on-line 

O que você pode fazer em apenas um dia para ajudar a melhorar a vida de alguém? Contribuir com seja lá o que for _dinheiro, sangue, roupas, trabalho voluntário_ é a proposta do Dia de Doar, programado no mundo todo para o dia 2 de dezembro.

No Brasil, as iniciativas de pessoas, empresas e ONGs podem ser cadastradas a partir de hoje no site. O objetivo da plataforma é, além de registrar as iniciativas, trazer relatos de pessoas que praticam o altruísmo num ambiente para troca de experiências sobre o tema.

O movimento #GivingTuesday surgiu nos Estados Unidos como resposta à Black Friday e Cyber Monday, datas de megaliquidações nas lojas físicas e virtuais. Aqui, marca presença nas redes sociais com a hashtag #DiaDeDoar.

“Há uma diferença entre a iniciativa norte-americana e a brasileira: lá, o foco é a doação de dinheiro; aqui, também queremos incentivar outros tipos de doação, como a de tempo, por meio de voluntariado”, diz Marcelo Estraviz, presidente do Instituto Doar e membro do Movimento por uma Cultura de Doação, que coordena o Dia de Doar.

Apesar de ter aderido só neste ano à campanha global, no ano passado o Dia de Doar contou com uma edição no Brasil numa data distinta à do restante do movimento.

Em 2013, a solidariedade ganhou vários contornos. Entre outras ações, a Fundação Abrinq e a WWF fizeram campanhas on-line, bancos de sangue estimularam doações e um shopping de Maceió convidou os visitantes a participar.

O Dia de Doar é realizado nos EUA, na América Latina, na Espanha, na Austrália, no Canadá, em Cingapura, em Israel, no México e no Reino Unido.

Por QSocial