Lego fará peça em braille para crianças cegas
Blocos de montar terão o mesmo número de tachas usadas pelo alfabeto tátil
A Lego anunciou que fará peças em braille com fins educativos para cegos ou deficientes visuais.
O anúncio do projeto foi feito nesta quarta-feira (24) durante uma conferência de marcas sustentáveis em Paris, na França.
“O conceito por trás dos blocos de braille da Lego foi inicialmente proposto à Fundação Lego em 2011 pela Associação Dinamarquesa dos Cegos e novamente em 2017 pela brasileira Fundação Dorina Nowill para Cegos”, diz o comunicado.
- Carnaval: 4 dicas para pessoas com deficiência visual curtirem a folia
- Fundação Dorina oferece cursos profissionalizantes para cegos
- Fundação tem cursos profissionalizantes gratuitos para cegos
- Curso gratuito de sommelier é oferecido para deficientes visuais
Os bloquinhos de montar serão feitos com o mesmo número de tachas usadas para as letras e números do alfabeto braille, mas sem perder a compatibilidade com o sistema Lego.
“Nós acreditamos firmemente que os blocos podem ajudar a aumentar o interesse em aprender braille”, diz ainda o comunicado da empresa.
O lançamento está previsto para 2020, que serão distribuídos gratuitamente para instituições parceiras, como a Fundação Dorina Nowill.
Em 2016, a Fundação Dorina Nowill lançou Braille Bricks, brinquedos de montar para crianças deficientes audiovisuais. A Lew’LaraTBWA foi responsável pela criação do primeiro protótipo nacional e da campanha Braille Bricks for All, que gerou 3,7 milhões de interações espontâneas nas redes sociais, segundo o jornal “Meio&Mensagem”.