‘Limpinho na Rua’ quer levar banho a moradores de rua de SP
“Um banho de dignidade para os amigos da rua”. Com esse mote, o projeto “Limpinho na Rua” quer chamar a atenção e arrecadar R$ 15 mil no site de financiamento coletivo Catarse. Até agora, a campanha já arrecadou quase R$ 12 mil.
A ideia é construir uma “carretinha-reboque” para atender a moradores de rua de São Paulo. As cabines teriam chuveiros, instalações hidráulicas e elétricas, lavatório com espelho, escada, cadeira para apoio no banho e itens de higiene.
A equipe que idealizou o projeto pretende oferecer uma média de 60 banhos por saída da carreta.
- SP 470: 47 curiosidades sobre São Paulo que talvez você não sabia
- Guia Toddynho: 7 lugares perfeitos em SP para você fazer piquenique ao ar livre com seus filhos
- Justiça autoriza remoção de barracas de população de rua em São Paulo
- Saiba como ajudar as vítimas das chuvas no litoral paulista
Segundo seus fundadores, o “Limpinho na Rua” nasceu da necessidade percebida ao longo do projeto “Quentinha na Rua”, outra campanha do mesmo grupo para distribuição de kits de alimento, roupas, itens de higiene, cobertores e outros produtos. “Dentre as necessidades das pessoas em situação de rua, a higiene pessoal era a mais precária”, diz a página do projeto.
“Os banhos acontecem com intervalos de tempo muito distantes, às vezes mais de uma semana, e nos locais mais improváveis, como, por exemplo, os canos que deságuam no rio Tietê”, continua a equipe. “Se a água é limpa, na maioria das vezes é gelada –uma torneira em um posto de gasolina ou nos fundos de um galpão. Não há privacidade, não há conforto, não há dignidade.”
De acordo com o grupo, “podemos e temos o dever de fazer alguma coisa pelos nossos amigos”. O “Limpinho na Rua” foi inspirado no projeto “Banho Solidário”, que nasceu na Bahia e já foi replicado em outras cidades.