Livro colaborativo explicará conceitos políticos para crianças

Explicar sobre política para as crianças não parece tarefa das mais fáceis. Mas há quem acredite na importância de vencer esse desafio de forma criativa com a ajuda de uma rede de interessados via internet.

Quem manda aqui?” é o primeiro de uma série de livros que serão criados de modo colaborativo com o objetivo de fazer com que as crianças reflitam minimamente sobre o papel das autoridades e as formas de exercício de poder.

A ideia partiu do hacker Pedro Markun, 28 anos, que se uniu a jornalista Paula Desgualdo, 27 anos, a ilustradora Larissa Ribeiro, 31 anos, e ao André Rodrigues, 31 anos, também ilustrador, para dar forma à vontade de escrever um livro com essa temática.

“Todos os contos de fadas e suas representações pela Disney nos serviram de inspirações, na medida que imputam no nosso imaginário, desde cedo, personagens como reis, rainhas, camponeses e prefeitos sem dar muito espaço pra gente refletir sobre esses diferentes sistemas de governo e a coisa acaba por se naturalizar na cabeça dos pequenos”, explica Markun.

Para o hacker, quando resgatamos o sentido político desses personagens, construímos um caminho possível para o debate e a discussão política “partindo de um lugar conhecido e confortável para as crianças e levando isso para um espaço cheio de porquês”.

A ideia é que o livro seja escrito de forma colaborativa, em oficinas com as crianças, que servirão para pegar inspirações visuais e também discutir e colocar à prova conceitos, explicações e definições sobre quem são e o que fazem todos esses personagens.

Depois de pronto, o material será destinado para bibliotecas públicas e espaços de leitura. Os apoiadores que contribuírem com a campanha de financiamento coletivo com valores acima de R$ 70, também receberão alguns exemplares. Após essa primeira fase, o livro vai continuar disponível abertamente na internet para quem quiser baixar, remixar e/ou imprimir sua cópia e algumas unidades físicas estarão disponível no LabHacker e em alguns pontos de venda.

“Esperamos fazer as oficinas no mês de outubro para ter o livro impresso pouco antes do Natal. É um bom presente, não acha?”, indica Markun.