Livro infantil traz história bem-humorada em prol da inclusão

08/05/2015 00:00 / Atualizado em 06/05/2020 21:01

O convívio e a amizade entre crianças com síndrome de Down são retratados de forma irreverente na obra “Downtown”, dos espanhóis Rodrigo García e Noël Lang. Lançado recentemente no Brasil pela editora Revan, o livro conta a história de Blo, um garoto que gosta de ir à escola e que, aos domingos, com seus amigos, sonha em ser astronauta e jogador de futebol.

 
 

Composto de tirinhas, a história vai além das brincadeiras e mostra como os amigos inseparáveis vivem em um contexto sem preconceitos, onde as diferentes personalidades de cada um são demonstradas de forma leve e engraçada.

Entre os personagens há a¨Bibi”, que é a namorada de Blo, seu melhor amigo Miguelote, um rapaz grande e gordinho, que tenta fugir sempre que a brincadeira envolve fazer exercícios físicos, Ruth, a menina popular da escola, que sonha em ser famosa, ter um carro cor de rosa e um namorado com uma moto, e Benjamín, o protegido por todos por sofrer de tricotilomania, o hábito de arrancar os cabelos sempre que se sente nervoso ou estressado.

O livro nasceu da experiência de vida de Lang, que cresceu em contato com seu tio Pablo, um pessoa portadora da Síndrome de Down que adorava contar piadas e tinha apego especial por alguns objetos, assim como na história Blo não larga o disco “Downtown”, da cantora Petula Clark.

É possível comprar o livro, por R$ 54, pela loja virtual da editora e também nas livrarias Saraiva, Travessa e Cultura.