Livro revela segredo de sucesso de Amazon, Apple e Lego

Prepare-se para o futuro baseado naquilo que não muda. É esse o segredo de sucesso de empresas como Amazon, Apple e Lego e o que faz com que, constantemente, essas empresas estejam à frente de seus concorrentes. A revelação e outros detalhes sobre a gestão dessas marcas está registrada no livro “Strategy that Works” (Estratégia que funciona, em tradução livre), dos autores Paul Leinwand e Cesare Mainardi.

Jeff Bezos, CEO da Amazon, é bem claro em sua declaração: “eu frequentemente escuto a pergunta: ‘o que vai mudar nos próximos dez anos?’, mas quase nunca me perguntam o que não vai mudar na próxima década. E eu declaro que essa segunda pergunta é bem mais importante do que a primeira. Porque é possível construir a estratégia de um negócio em torno daquilo que se mantém estável com o passar do tempo.” Quer dizer, os clientes sempre vão procurar preço justo, entrega eficiente e variedade.

No livro, aparecem também outras três dicas valiosas para quem pensa em se tornar dono de seu próprio negócio. São elas: se comprometa com o que você faz melhor, não atire para todos os lados e não copie os outros. Para os autores, é nesses princípios que as empresas mais bem-sucedidas se apoiam.

É simples assim. “As grandes ideias no mundo dos negócios geralmente são bem óbvias. Mas é bem difícil compreender o óbvio”, diz Bezos.

E você, sonha em criar uma empresa bem sucedida? Coloque esse sonho em prática com os cursos on-line e gratuitos de empreendedorismo criativo na eduK. Assista ao vivo e de graça nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro, das 18h às 21h, e aprenda com Carolina Nalon, Rafaela Cappai e Eduardo Amuri como começar o seu negócio.