Livros interativos para crianças associam aprendizado e diversão
Motivar pais e filhos a passar mais tempo juntos, brincando e aprendendo enquanto viajam pela literatura infantil em e-books interativos, divertidos e educativos. Esta é a proposta do Kidint, um clube de assinaturas de livros infantis para crianças até 7 anos que pode ser acessado em smartphones e tablets.
A primeira versão do Kidint, disponível nos sistemas Android e iOS, inclui mais de 100 livros interativos, ilustrados e sonorizados com trilhas, em português, inglês e espanhol, incluindo contos e fábulas como “Branca de Neve”, “Chapeuzinho Vermelho” e “A Formiga e a Cigarra”.
Os livros podem ser lidos ou ouvidos, já que todas as obras estão disponíveis em áudio, ajudando no desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e pronúncia.
- Entenda o que é aprendizagem adaptativa e quais suas vantagens para tornar o ensino mais eficaz
- Ano Novo: 3 destinos no interior de SP para viajar em família
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- Diversão garantida: 5 lugares para viajar com crianças no Brasil
Outra novidade do Kidint é que os pais também podem ser narradores gravando o texto com as próprias vozes, o que cria um vínculo mais afetivo da criança com o livro. O aplicativo também permite criar um perfil para cada filho para monitorar individualmente, através de gráficos, diversas estatísticas sobre o progresso das crianças, como tempo de leitura, número de livros lidos e quantidade de perguntas respondidas corretamente e erradas.
O dispositivo envia diariamente aos pais dicas e sugestões de atividades para realizarem com seus filhos com base nos interesses que demonstram quando estão navegando no app.
O aplicativo segue o conceito do edutainment e foi desenvolvido a partir da teoria das inteligências múltiplas, criado por Howard Gardner, professor de Harvard, incluindo perguntas feitas no meio das obras e sugestões de atividades depois do término da leitura para o aprimoramento de diversas habilidades cognitivas –matemática, musical, visual-espacial e linguística, que podem ser aplicadas diretamente na leitura e intepretação de textos, além de interpessoal, intrapessoal, cinestésica e naturalista.