Loupe é alternativa menos invasiva ao Google Glass

Pesquisadores da Nokia e de universidades dos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Alemanha apresentaram o protótipo de um novo computador vestível, mas menos invasivo que os óculos desenvolvidos pelo Google, o Google Glass.

O Loupe (lupa, em português) foi mostrado pela primeira vez no começo de outubro durante o Simpósio ACM User Interface Software and Technology, realizado no Havaí (Estados Unidos). O equipamento tem o formato de uma miniluneta, que pode ser levada no bolso da camisa, e oferece os mesmos benefícios que o Google Glass.

O desafio proposto aos pesquisadores foi o de criar o protótipo de um gadget que possibilitasse ao usuário acessar de forma discreta, no nível dos olhos, notícias, mensagens e outras informações sem o incômodo de ter de ficar usando óculos para isso.

A solução que encontraram foi desenvolver um tubinho pouco maior que um batom, com três centímetros de diâmetro e oito centímetros de comprimento, e que lembra a lupa usada por joalheiros para inspecionar pedras preciosas. O Loupe é o resultado de se repensar um produto inovador –no caso, o Google Glass– para torná-lo mais confortável para o uso em público.

Para Kent Lyons, cientista do Yahoo! Labs e um dos pesquisadores envolvidos no projeto, o Loupe, diferentemente do Google Glass, permite que as outras pessoas percebam que alguém o está usando, evitando situações embaraçosas.

O equipamento inclui um sensor de proximidade, que o ativa ao ser aproximado do olho, e vários recursos, como um giroscópio e um acelerômetro, que servem para determinar a orientação espacial do Loupe de forma a manter a tela sempre na posição adequada ao usuário. A atual versão do gadget opera com Android e um microcontrolador Arduino.

“O Loupe é uma inovação localizada em um ponto intermediário entre os telefones, relógios e óculos inteligentes, e provavelmente há muito mais aparelhos que serão explorados nesse campo de gadgets vestíveis”, diz Lyons.

Confira outras histórias sobre tecnologia no blog da HSM