Luva tecnológica facilita comunicação com pessoas surdas
Uma luva inteligente que transforma os gestos utilizados na linguagem dos sinais em sons e textos foi desenvolvida por uma estudante da Universidade de Londres e promete facilitar a comunicação com pessoas com deficiência auditiva. A invenção deu a Hadeel Ayoub o Innovation and Entrepreneurship Prize, destinado a estudantes sauditas no Reino Unido.
Batizada de SignLanguageGlove (luva de linguagem de sinais, em tradução livre), a luva inteligente já está no quarto protótipo. No primeiro, sensores flexíveis _ um para cada dedo _ permitiam identificar os sinais de letras, que eram então apresentadas num display digital. No segundo, melhorias no hardware e no software transformaram os gestos em frases.
No terceiro, a estudante incorporou um chip para transformar o texto em áudio. Além disso, a luva ganhou um novo visual. “Não quero que os fios intimidem os usuários, fazendo com que a luva pareça difícil de usar ou frágil demais”, afirmou Hadeel ao Goldsmiths, da Universidade de Londres. “As pessoas tendem a ser cautelosas quando apresentadas a novos produtos high-tech, o que contradiz o objetivo principal dessa luva, que é tornar a vida mais fácil.”
- Em parceria com ONGs, Microsoft ajuda jovens a terem acesso a cursos gratuitos de tecnologia
- Tripulação da Lufthansa emociona passageira com deficiência auditiva
- Ministro de Bolsonaro acaba com a secretaria que cuida dos surdos
- Papai noel aprende língua de sinais para atender crianças surdas
Agora ela trabalha numa quarta versão da SignLanguageGlove, que poderá transmitir dados para smartphones e tablets por meio de conexão WiFi. Caso chegue ao mercado, a designer quer que pessoas com deficiência não tenham que pagar pelo equipamento, que tem custo estimado em R$ 1.400. Seu objetivo é que escolas, empresas e instituições de saúde comprem a luva e disponibilizem a empregados, alunos e pacientes.
Por QSocial