Mãe luta para banir da internet memes com fotos de filho com síndrome rara

A australiana AliceAnn Meyer jamais imaginou que publicar uma foto de seu filho na internet lhe causaria tantos problemas. O menino, Jameson, nasceu com síndrome de Pfeiffer, um distúrbio raro que altera o formato da cabeça e da face da pessoa afetada.

Em 2014, Meyer compartilhou uma foto em seu blog em que seu filho está com o rosto coberto de chocolate. Pouco tempo depois, ela descobriu que a imagem estava sendo utilizada para a criação de montagem e memes, os quais comparavam o rosto da criança com a de um cachorro da raça pug.

Agora, dois anos depois, ela luta para banir todas os memes ofensivos que utilizam o rosto de seu filho. “Fiquei chocada quando vi pela primeira vez”, afirma ela em entrevista ao site “Daily Mail“. ‘Eu fiquei confusa por alguém perder tempo para criar um meme disso. Eu não entendo o pensamento por trás disso”.

A foto de Jameson virou meme

O post em que ela publicou a foto foi feito justamente para criticar aqueles que debocham da aparência de seu filho e de “todas as crianças que sofrem ataques por suas singularidades e diferenças”.

Após encontrar o meme, Meyer entrou em contato com o Facebook, Instagram e Twitter na tentativa de remover a montagem. Segundo ela, o Facebook primeiramente respondeu de forma negativa alegando que o meme não violava seus padrões. No entanto, a rede social decidiu remover a imagem 48 horas depois.

Já o Instagram e o Twitter reagiram às denúncias rapidamente e removeram o material em questão de minutos.

Ela também enviou mensagens a todos que fizeram piada das fotos de Jameson. “Para todos vocês que estão rindo tanto do meu filho, sei que isso de fato poderia ser o filho de vocês. E, se um dia isso acontecer com um de vocês que estão rindo e fazendo graça, eu espero e rezo para que você mude o seu coração e acolha essa criança com braços amorosos.”

Acompanhe o blog em que ela compartilha o dia a dia de seu filho aqui.