Mãe põe ‘sonda’ em boneca para bebê não se sentir diferente

Em Cruzeiro do Sul, no Acre, uma mãe colocou uma “sonda no nariz de uma boneca para que sua filha de 1 ano e 4 meses não se sinta diferente durante um tratamento que está fazendo.  Há três meses, a pequena Lívia Sampaio Januário usa o tubo para se alimentar.

No Acre, mãe põe “sonda” em boneca para bebê de 1 ano e 4 meses não se sentir diferente

As informações são do site G1. A mãe, a fonoaudióloga Giselly Sampaio, de 34 anos, diz que a ideia também é tentar estimular a ingestão dos alimentos, além de fazê-la se sentir igual às outras pessoas.

O bebê luta contra a disfagia, que é a dificuldade em engolir alimentos, e precisa se deslocar até Florianópolis para ir ao médico. “Quando ela viu a boneca, já apontou para a sonda e apontou para a dela”, contou a mãe. “Percebeu que era igual.” Desde então, o bebê não largou mais do brinquedo e, inclusive, dá comidinha em sua boca.

“A gente fica tentando fazer com que ela coma. Pensei que se ela visse alguém parecido com ela comendo, iria incentivar”, explica a fonoaudióloga. “Daí comprei uma boneca parecida com ela e coloquei a sonda. Agora elas são inseparáveis e ela está aprendendo que a boneca usa sonda e come pela boca. Ela mesmo dá a comidinha”, diz Sampaio.

No Acre, mãe põe “sonda” em boneca para bebê de 1 ano e 4 meses não se sentir diferente

A mãe diz que, quando sai na rua com a filha, as pessoas olham muito, se assustam e ficam com dó. “Com a boneca, a ideia é a gente sair na rua e ela não se sentir diferente. Para ela se sentir igual, já que não convivemos com nenhuma outra criança que use sonda.”

Leia a reportagem completa no G1