Maplink tinge mar do Rio com sangue de tubarões mortos

O Brasil é o décimo maior fornecedor de barbatanas de tubarão para o mercado asiático. Grande parte das 200 toneladas exportadas é ilegal e obtida utilizando uma prática conhecida como “finning”, uma pesca cruel e destrutiva, na qual são removidas as barbatanas do animal; o resto do corpo é descartado no oceano, onde acaba morrendo.

Para chamar a atenção dos brasileiros para essa triste realidade, uma campanha está chocando os usuários do site Maplink. Quem acessá-lo não irá mais encontrar o mar do Rio de Janeiro em seu azul natural, mas sim em um vermelho-sangue, representando os milhares de tubarões mortos.

Mapa mostra o mar do Rio de Janeiro em vermelho

“Estamos próximos de um colapso no ecossistema marinho”, afirma Wendell Estol, biólogo e diretor-geral do Instituto Sea Shepherd Brasil, ONG que luta pela preservação da vida nos oceanos. “Os tubarões estão no topo da cadeia alimentar e, caso sejam extintos, toda a estrutura biológica marinha cairá.”

Dezenas de barbatanas de tubarões em deck de navio

A campanha Mar de Sangue, criada pelos publicitários Rafael Pfaltzgraff e Gabriel Lepesteur, da Heads, em parceria com o Sea Shepherd, fica no ar até 26 de abril.

Para quem ficou chocado, uma dica: está no ar uma petição online contra a matança de tubarões e o “finning”. Já tem quase 30 mil assinaturas. Acesse aqui.

Por QSocial