Máquina produz água potável através da atmosfera
A escassez de água é um problema ambiental cujos impactos tendem a ser cada vez mais graves no Brasil. Uma solução inteligente, prática e ecológica, que já é realidade em países que enfrentam problemas de abastecimento, chega ao mercado brasileiro: trata-se da máquina Ecomart, que produz água a partir da atmosfera, através do processo de condensação (transforma partículas de água em estado gasoso para o líquido).
Na prática, a máquina precisa apenas de eletricidade para gerar água potável, fria ou quente (até 80ºC), para consumo imediato. A água é produzida, armazenada e purificada por filtros, que esterilizam e eliminam impurezas nocivas à saúde. O sistema de produção é realizado de forma automático: através de um microcomputador interno, a máquina calcula a umidade do ar e a temperatura, então produz a água pura.
- Vitamina B12: o elixir da vida que o corpo não produz sozinho e falta a muitos de nós
- Por que arrumar a cama ao acordar pode ser um erro para sua saúde
- 6 dicas eficientes para aliviar o intestino preso e melhorar a evacuação
- Quatro efeitos incomuns causados pela falta de água
De acordo com a umidade do ar, a máquina Ecomart vai produzir água e encher o reservatório interno, com capacidade de armazenamento para 12,5 litros. No total, a máquina consegue produzir até 38 litros por dia para consumo imediato –opera com 40% a 95% de umidade, quanto maior o valor maior a produção de líquido.
“A máquina é uma solução para o uso sustentável de um recurso tão importante como a água. Pode ter grande utilidade na saúde pública, em lugares onde há problemas de fornecimento de água potável, em centros de saúde, escolas e hospitais. Em centros urbanos, pode ser usada em empresas ou em casas de quem privilegia o meio ambiente”, afirma Marco Franco, diretor da empresa.
A máquina é produzida na China e está à venda no site da Ecomart.