Alunos e professores podem ter material didático grátis de música
O Projeto Guri disponibilizou gratuitamente para professores e alunos material didático grátis com conteúdo abordado no ensino de música da entidade. Os interessados podem fazer o download dos livros didáticos por meio deste link.
São duas coletâneas, organizadas por educadores, com sugestões de atividades e repertório, dicas e curiosidades. O material, inicialmente, existia apenas na versão impressa, mas ganhou edições on-line.
A coleção dirigida a educadores foi lançada em 2012 e feita a partir das particularidades do ensino coletivo de música. A intenção é oferecer um material adaptado ao cotidiano e ao perfil dos alunos, levando em consideração a variedade de faixas etárias, gostos musicais, rotinas e realidades.
- 64 sites que oferecem cursos gratuitos online com certificado
- Através da música e do esporte, instituto promove autonomia de deficientes visuais
- Guri oferece 70 mil vagas de cursos gratuitos de música em SP
- Guri abre 78 mil vagas para cursos gratuitos de música em SP
Essa coleção para os professores é composta de 11 livros específicos para os cursos de baixo elétrico, bandolim, bateria, canto coral infantojuvenil, cavaco, guitarra, madeiras, metais, percussão, viola caipira e violão, além de um guia didático para cordas friccionadas.
Já a versão para os alunos foi lançada em 2013 com a meta de padronizar os conteúdos ministrados nos polos da Amigos do Guri. Cada estudante recebeu seu material, de acordo com o curso frequentado.
Por meio dele, os alunos acompanham as ações aplicadas pelos educadores e, como complemento, têm outras atividades para realizar em casa, como pesquisa, reforço de conteúdo, atividades de apreciação e composição. Além disso, há também indicações de CDs, DVDs e livros do acervo para consulta e utilização em aula.
Os 17 títulos da coleção são voltados aos cursos de baixo elétrico, bandolim, bateria, cavaco, canto coral infantojuvenil, clarinete, eufônio, flauta, guitarra, percussão, saxofone, trompa, trombone, trompete, tuba, viola caipira e violão.
Em 2015, livros didáticos em braille também foram disponibilizados. Por meio de capacitações, iniciou-se uma nova fase de ensino musical a estudantes com deficiência.
Com informações da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo