Médico devolve a visão a 130 mil pessoas carentes de graça no Nepal
Sanduk Ruit percorre o país para operar de graça pessoas com catarata
Após perder o irmão e as irmãs para doenças que poderiam ser tratadas pela medicina moderna, o nepalês Sanduk Ruit decidiu se tornar médico para ajudar pessoas necessitadas, como sua a família.
Sanduk Ruit não só se formou como vem fazendo a diferença na vida de milhares de pessoas nos últimos. Formando em oftalmologia, ele já restaurou a visão de mais de 130 mil pessoas carentes no Nepal.
Ele percorre o país para operar de graça pessoas com catarata, a forma mais comum e tratável de cegueira.
- Dormir nu: 6 benefícios surpreendentes, segundo a ciência
- Trem do Vinho de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, tem nova experiência imperdível
- 5 plantas medicinais para cultivar em casa
- Sem ânimo para treinar? Descubra como os suplementos que podem ajudar
De acordo com o médico, cerca de 90% da população cega do mundo está localizada no Nepal porque há menos oftalmologistas em países menos desenvolvidos.
Para poder beneficiar mais pessoas necessitadas, Sanduk e sua equipe viaja pelo Nepal para fazer cirurgias de catarata em pessoas cegas que vivem em áreas remotas. Eles usam salas de escolas e até estábulos ou tendas para usar como sala de operações temporária, que são higienizadas com antecedência.
“Cheguei a trabalhar 13 horas por dia. Pessoas diziam que eu era maluco”, contou.
Sanduk conta o que quando as pessoas tiram o curativo dos olhos não tem preço.
“A expressão desses pacientes que ontem estavam cegos e de repente voltaram a enxergar tudo à sua volta, ver as pessoas que amam. Eles mudaram a perspectiva de vida numa fração de segundos”, diz.
“É por isso que essa intervenção cirúrgica é tão bonita e poderosa. Meus pacientes são minha vida e minha alma”, concluiu.