Médico italiano diz que 1º transplante de corpo acontecerá em 2017

E se você pudesse ‘trocar” de corpo apenas com um procedimento cirúrgico? O médico italiano Sergio Canavero afirmou que os transplantes de corpo inteiros serão possíveis em 2017.

O Canavero garante que poderá enxertar a cabeça de um individuo em um corpo de um doador e que os estudos para concretizar o procedimento cirúrgico com sucesso estão próximos de serem concluídos, em junho deste ano.

Em entrevista à revista “New Scientist” o italiano afirmou que deseja usar o transplante de corpos para prolongar as vidas de pessoas com doenças terminais. A ideia é resfriar a cabeça do paciente e o corpo doador, para que as células não morram durante a operação.

Em seguida, o pescoço é cortado, as veias unidas com pequenos tubos e a medula espinhal cortadas com uma faca para minimizar as lesões neurológicas para, enfim, enxertar a cabeça do paciente no corpo do doador.

O transplante de corpos já foi tentado nos anos 1970, com macacos, e em 2014, na China, com ratos. Será que 2017 será o ano em que a medicina se surpreenderá? Sergio Canavero garante que sim.