Médicos suíços desenvolvem máquina de raio-x rentável

Máquinas de raios X são uma parte fundamental da medicina moderna. Com elas, é possível diagnosticar desde uma tuberculose até identificar ossos quebrados no corpo. No entanto, dois terços das pessoas redor do mundo não tem acesso a essa tecnologia, de acordo com dados da OMS (Organização Mundial de Saúde).

Neste sentindo, o médico suíço Klaus Schönenberger está trabalhando para construir uma alternativa mais barata e durável. A chamada ‘Global DiagnostiX’ irá custar cerca de um décimo de uma máquina de raio x convencional e teria uma vida útil de dez anos.

O dispositivo está sendo desenvolvido no Instituo Federal de Tecnologia, em Laussane, na Suíça, e é rentável de diversas maneiras. Em primeiro lugar, certas funções são mecânicas e não eletrônicas como a máquina de raio x tradicional. Isso reduz os custos de materiais.

Além disso, a ‘Global DianostiX’ é totalmente digital, que elimina a necessidade de cópias físicas. A tecnologia também tem o seu próprio gerador, além de um kit de emergência que pode fornecer picos de energia quando falta iluminação.

O projeto começou em 2010 e já recebeu cerca de US$ 3,7 milhões (R$ 11 milhões) do governo suíço. A equipe, composta por 40 médicos, planeja terminar o protótipo no próximo ano.