Menino premiado descobre forma eficiente de transportar vacina
O indiano Anurudh Ganesan tinha 15 anos quando concebeu uma forma de os médicos refrigerarem e transportarem vacina sem a necessidade de gelo ou eletricidade.
Na Google Science Fair de 2015, o garoto ganhou o Lego Education Builder Award pelo VAXXWAGON, um dispositivo que ele inventou equipando um cooler de plástico e uma bicicleta para que a pessoa responsável por entregar a vacina mantenha o contêiner frio enquanto é transportado.
Ganesan afirmou na ocasião que, nos países em desenvolvimento, ter uma vacina disponível nem sempre é suficiente. Quando os médicos transportam vacinas entre cidades e zonas rurais, elas correm o risco de perder sua eficácia porque ficam muito quentes.
Pesquisando os laboratórios do professor Winston Soboyejo, da Universidade de Princeton, e do estudante Rogers Feng, da Universidade Northwestern, Ganesan percebeu que poderia alimentar um sistema de refrigeração com energia mecânica, em vez de eletricidade.
Para chegar ao resultado, ele fez o que qualquer um que ama ciência costuma fazer: ele quebrou as coisas –no caso, uma geladeira. “Eu vi como ela funcionava e tentei reprojetá-la de modo que não usasse eletricidade nem gelo para fornecer a refrigeração que as vacinas precisam durante o transporte.”
O custo de Ganesan para construir a invenção foi de cerca de US$ 100 (aproximadamente R$ 337). Enquanto ele planeja redesenhar seu protótipo repetidas vezes, tornando-o mais fácil de operar e mais econômico, o indiano prevê que seu VAXXWAGON seja usado em todo o mundo um dia.
Diariamente, o Quem Inova está mostrando o talento de crianças e adolescentes que conceberam as invenções mais interessantes, úteis e curiosas pelo mundo.
Com informações do Business Insider