Método de ensino transforma escola tradicional em bilíngue
Dois empresários paulistas criaram um método de sistematização de conteúdo que transforma uma escola convencional em bilíngue. Motivados pela baixa eficiência do ensino do inglês na escola tradicional (nos níveis infantil, fundamental e médio), Fernando Rodrigues e Antonio Gonzaga fundaram a Simple Bilingual Education.
Os empresários iniciaram suas experiências com educação em 2004, como franqueados de uma rede de escolas de idiomas que teve sua marca extinta do mercado. Criaram, então, a Simple Idiomas, que possui duas unidades em São Paulo.
Mas eles perceberam que havia um incômodo dos pais com a baixa qualidade do ensino do inglês nas escolas –o que os obrigava a pagar um curso adicional.
- Como melhorar a memória com exercícios simples e naturais
- Estudo diz que remédios para dormir pode disparar o risco de demência
- Chile 2025: as principais vindimas e onde são realizadas
- Fruta que ajuda a reduzir risco de infecção urinária
“Muitos sonhavam em colocar seus filhos em uma escola bilíngue, pois sabem que o aprendizado na infância é mais rápido e eficiente, mas não tinham opções próximas às suas residências”, explica Rodrigues. “Ao mesmo tempo, essas instituições buscavam um ensino de inglês de qualidade, mas não sabiam como estruturá-lo.”
Foram dois anos de investimentos em tecnologia e sistemas pedagógicos para que nascesse a Simple Bilingual Education, pioneira na criação de um programa linguístico construído com base na legislação e nas necessidades específicas das escolas brasileiras.
Milhares de alunos utilizam hoje a metodologia, implementada em grandes grupos educacionais do Estado. A empresa vem registrando um crescimento de 300% ao ano.
Como funciona
O sistema foi desenvolvido em convênio com profissionais norte-americanos e oferece um modelo que mescla diferentes abordagens pedagógicas com foco no desenvolvimento da fluência oral e que pode ser aplicado em crianças a partir dos três anos e adolescentes.
“O método é complementar a qualquer sistema de ensino infantil, fundamental e médio, adaptando-se de forma simples, sem necessidade de grandes alterações estruturais e complexas na área pedagógica, e com um investimento acessível a todo porte de unidade educacional”, diz Rodrigues.
Também há um aplicativo que dá acesso a recursos como professor on-line, áudio de livros e material digitalizado das aulas. A fluência real é certificada por testes internacionais de proficiência ao longo do curso –como TOEFL, TOEIC e Cambridge.
A Simple Bilingual Education apresentará sua metodologia na Bett Brasil Educar 2017, maior evento educacional da América Latina, que acontece desta quarta-feira (10) até o próximo dia 13 no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center.