Microscópio inovador detecta vários tipos de câncer

Um grupo de cientistas norte-americanos desenvolveu um microscópio inovador sem lente e de dimensões reduzidas capaz de detectar, com eficácia, a presença de vários tipos de câncer e anomalias celulares com a mesma precisão que outros equipamentos do género mais pesados e dispendiosos.

De acordo com os pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Los Angeles (EUA), a invenção tem potencial para abrir caminho ao uso de tecnologias portáteis e mais baratas para a análise de tecidos, sangue e outro tipo de amostras biomédicas.

Imagem exibe uma amostra de tecidos vista através do microscópio revolucionário sem lente

O microscópio –o dispositivo mais recente de uma série de equipamentos de imagem e diagnóstico construídos na UCLA– poderá ser particularmente útil em regiões remotas e em casos onde seja necessário analisar uma grande quantidade de amostras num curto espaço de tempo.

Outra vantagem deste equipamento é o fato de produzir imagens que são várias centenas de vezes superiores em área e profundidade às capturadas pelos microscópios óticos normais, o que torna mais rápido o processamento da informação.