Minas Gerais terá rede para promover voluntariado
O Programa de Voluntários da ONU e secretaria de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania de Minas Gerais firmaram no início de maio um acordo para a criação de uma rede de voluntariado no estado. O objetivo da iniciativa é estimular a participação social e a solidariedade coletiva em prol de transformações locais.
O documento de entendimento que estabelece a criação do projeto foi assinado também por representantes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG), do Ministério Público do estado (MPMG), do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e da Secretaria do Planejamento (Seplag).
O desenvolvimento da rede envolverá a criação de uma plataforma virtual que permitirá o cadastro tanto de instituições que precisam de trabalho voluntário, quanto de pessoas que estão dispostas a trabalhar em ações voluntárias. O programa será coordenado por um comitê composto por todos os parceiros signatários do acordo.
- Confira os shows nos Sesc’s do ABC Paulista em Janeiro
- Ansiedade social: os sinais que podem estar mais próximos do que você imagina
- Entenda como a falta de vitamina A pode afetar drasticamente o seu dia a dia
- O dia em que um jogador pagou uma rodada de cerveja para os torcedores do Borussia Dortmund
O VNU já selecionou um consultor que fará um levantamento de quais estruturas do voluntariado existem em Minas. A partir daí, o Programa vai trabalhar para estabelecer uma rede de comunicação entre os envolvidos.
A ideia do projeto surgiu devido à dispersão das ações de voluntariado em Minas. Dificuldades de acesso e desconhecimento de oportunidades existentes estariam entre as restrições que limitam a oferta de voluntários no estado.
Com informações da ONU Brasil