Inspirado em instrumento, adolescente cria monitor respiratório

O TheraNIM é um monitor respiratório “touchless” (sem toque) desenvolvido pelo jovem Eswar Anandapadmanaban, de 16 anos. O garoto de Nova Jersey, nos Estados Unidos, inspirou-se no instrumento fantasmagórico teremim –usado para criar efeitos sonoros assustadores em filmes de ficção científica– para projetar uma maneira menos invasiva e mais barata de os cuidadores monitorarem a respiração de seus pacientes.

Inspirado no instrumento teremim, garoto de 16 anos criou um moderno monitor respiratório

Anandapadmanaban participou da quarta edição da feira Google Science Fair, evento em que 15 finalistas mundiais de 13 a 18 anos criam seus projetos na sede da gigante da tecnologia, na Califórnia, para que juízes e o público em geral vejam.

https://www.youtube.com/watch?v=_Q2nfsUJiug

Como o teremim, o TheraNIM não tem necessidade de toque. Ele monitora a respiração criando um campo elétrico ao redor do paciente e detectando os movimentos do tórax que acompanham as inalações e exalações. Uma de suas vantagens, diz Anandapadmanaban, é que ele mantém os pacientes confortáveis ​​porque não requer eletrodos grudados ou outros fios e sensores.

Inspirado no instrumento teremim (foto), garoto de 16 anos criou um monitor respiratório

Diariamente, o Quem Inova está mostrando o talento de crianças e adolescentes que conceberam as invenções mais interessantes, úteis e curiosas pelo mundo.

Com informações da Scientific American