Motivos para ser feminista

26/11/2018 00:00 / Atualizado em 02/05/2019 20:25

Você já deve ter ouvido sobre feminismo. Feminismo é a ação de mulheres que querem mesmos direitos, mesmos pagamentos e mesmo respeito que homens.

Mas há duas palavras que entram no contexto contrário: femismo e machismo. Femismo é ação de mulheres querendo ser superior aos homens (algo que felizmente é pouco presente). Machismo é a ação dos homens desprezando as mulheres, ou se achando superior que elas.

 Feminismo é um movimento social e político que tem como objetivo conquistar o acesso a direitos iguais entre homens e mulheres
 Feminismo é um movimento social e político que tem como objetivo conquistar o acesso a direitos iguais entre homens e mulheres

Até meados do século passado, a mulher não tinha direito a quase nada, nem respeito. Era imposto que o homem ia trabalhar e a mulher tinha que ficar em casa, cuidando dos afazeres domésticos e das crianças. A mulher não tinha o direito de ganhar o próprio dinheiro de ter a própria vida. Tanto que mulher que não era casada era considerada desleixada pois não tinha um homem em que pudesse “obedecer”.

Essa forma da sociedade viver mudou, evolui tanto que hoje a mulher pode fazer muitas coisas como ter liberdade de escolha entre trabalhar e ser dona de casa. O feminismo foi crescendo, algumas conquistas feministas são o estudo, trabalho, o poder votar e, em alguns países, como a Arábia Saudita, até o de dirigir.

As mulheres já conseguiram um grande avanço na sociedade, mas ainda podem conseguir mais como mais respeito, menos assédios e mais justiça!

Por Beatriz Borges, da Escola Concept de Salvador (BA)