Motivos para ser feminista
Você já deve ter ouvido sobre feminismo. Feminismo é a ação de mulheres que querem mesmos direitos, mesmos pagamentos e mesmo respeito que homens.
Mas há duas palavras que entram no contexto contrário: femismo e machismo. Femismo é ação de mulheres querendo ser superior aos homens (algo que felizmente é pouco presente). Machismo é a ação dos homens desprezando as mulheres, ou se achando superior que elas.
Até meados do século passado, a mulher não tinha direito a quase nada, nem respeito. Era imposto que o homem ia trabalhar e a mulher tinha que ficar em casa, cuidando dos afazeres domésticos e das crianças. A mulher não tinha o direito de ganhar o próprio dinheiro de ter a própria vida. Tanto que mulher que não era casada era considerada desleixada pois não tinha um homem em que pudesse “obedecer”.
- Esta é a melhor hora do dia para diminuir o açúcar no sangue
- Por que, segundo a ciência, comer ovo ajuda a melhorar a memória
- Para que serve o chá de cavalinha? Descubra os benefícios que nossos antepassados conheciam bem
- Câncer de intestino: alimentos que contribuem para aumento do risco da doença
Essa forma da sociedade viver mudou, evolui tanto que hoje a mulher pode fazer muitas coisas como ter liberdade de escolha entre trabalhar e ser dona de casa. O feminismo foi crescendo, algumas conquistas feministas são o estudo, trabalho, o poder votar e, em alguns países, como a Arábia Saudita, até o de dirigir.
As mulheres já conseguiram um grande avanço na sociedade, mas ainda podem conseguir mais como mais respeito, menos assédios e mais justiça!
Por Beatriz Borges, da Escola Concept de Salvador (BA)